SETEMBRO TAMBÉM É SINÓNIMO DE SAN SEBASTIÁN INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

02/09/2016
Icon artigo
O San Sebastián International Film Festival já vai na sua 64º edição e arranca já no dia 16 de setembro. “O Ornitólogo” de João Pedro Rodrigues é o grande representante português.

O filme de João Pedro Rodrigues soma e segue: depois de ter sido premiado em Locarno com o prémio de melhor realizador, "O Ornitólogo” é o grande representante nacional do San Sebastián International Film Festival — a concurso na seção mais reveladora e surpreendente do festival.

De 16 a 24 de setembro, todos os olhos estão postos na cidade de Donostia-San Sebastián, a casa do Festival desde 1953.

Ao longo dos anos tem-se consagrado como uma das mostras mais importantes da história do cinema: recebeu a estreia internacional de "Vertigo” (esse mesmo, um dos filmes de culto de Alfred Hitchcoook), "Melinda e Melinda” de Woody Allen e ainda a estreia europeia de Star Wars. Depois disto, é quase impossível não ter expectativas elevadas no que toca a exibições neste festival.

 

''O ORNITÓLOGO'' VAI A SAN SEBASTIÁN

O filme de João Pedro Rodrigues sobre um ornitólogo solitário volta a ser destacado no festival de cinema do país basco, e desta vez em duas secções: não só está a a concurso na seção Zabaltegi-Tabakalera, juntamente com outras 24 obras internacionais, como é candidato ao Sebastiene Award — atribuído à produção que melhor refletir a realidade, liberdade e progresso social da comunidade LGBTI.

Mas o "O Ornitólogo” não é o único filme de produção portuguesa a concurso. "A Cidade onde envelheço” de Marilia Rocha é uma coprodução do Brasil com Portugal e conta a história de Francisca, uma portuguesa a viver no Brasil que recebe uma amiga de longa data, Teresa. Enquanto Teresa descobre a cidade onde quer assentar, Francisca deseja voltar à sua vida em Lisboa, criando-se um enredo em torno das expectativas de uma e dos desejos de outra. Este filme também se encontra a concurso na seção Zabaltegi-Tabakalera.

Para encerrar as referências portuguesas em San Sebástian, o filme "Porto” de Gabe Klinger é uma coprodução entre Portugal, França e os Estados Unidos da América. O realizador conta-nos a história de um encontro entre Jake e Mati no Porto e do mistério das suas relações na cidade.

CARREIRAS DIGNAS DOS DONOSTIA AWARDS

Em 1986 a organização do Festival criou os Donostia Awards, uma categoria de prémios que destacam a carreira de grandes personalidades do cinema internacional.

Este ano é a vez de Sigourney Weaver e de Ethan Hawke, ambos com filmes a estrear no Festival: Sigourney Weaver faz parte do elenco de "A monster calls” (exibido fora de competição) e Ethan Hawke entra em "The magnificent seven”, também fora de competição. Dois artistas multifacetados que representam o prémio que já galardoou atores como Denzel Washington, Benecio del Toro e Emily Watson.

Se ainda for a tempo de comprar o seu bilhete, pode fazê-lo aqui. Consulte as diferentes secções e filmes em exibição aqui

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações