Porto/Post/Doc: Film & Media Festival 2017

26/11/2017
Icon artigo
Entre 27 de novembro e 3 de dezembro o festival de cinema do real leva cerca de cem filmes a diversos espaços na cidade de Porto.

A programação do festival é constituída por uma Competição Internacional e vários programas paralelos, distribuídos pelo Teatro Municipal do Porto - Rivoli, pelo Cinema Passos Manuel, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pelo Maus Hábitos.

"Arquivo e Pós-memória” é o tema que o Festival se propõe explorar nesta sua quarta edição, numa iniciativa que associa o Porto/Post/Doc e o projeto de investigação europeu Memoirs: Filhos de Império e Pós-memórias Europeias, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. De acordo com o Festival, "este foco estuda o impacto nas gerações seguintes dos momentos da fratura entre os países europeus de vocação imperial ultramarina e as suas colónias”. O programa inclui as obras Avó (Muidumbe), de Raquel Schefer; Spell Reel, de Filipa César; e Estilhaços, de José Miguel Ribeiro.

 

COMPETIÇÃO

Doze filmes concorrem na competição internacional pelo Grande Prémio Porto/Post/Doc by Vinhos Verdes. ERA UMA VEZ BRASÍLIA, de Adirley Queirós, a coprodução luso-brasileira, com participação da produtora portuguesa Terratreme, integra a lista de filmes desta categoria competitiva.

A secção Cinema Novo apresenta uma competição composta por nove filmes de universidades e politécnicos portugueses, ou de estudantes portugueses a estudar no estrangeiro. A programação desta secção é composta pelos filmes: DE MADRUGADA, de Inês de Lima Torres; VOLFRÂMIO, de Joel Sá Pinto; NORLEY Y NORLEN, de Flávio Ferreira; PALINGÉNESE, de Nuno Braumann e Pedro Koch; PRÓXIMA, de Igor Dimitri e Gabriel Martinho; PERMANÊNCIA, de Bianca Martins; ODISSEIA DOS PÁSSAROS, de Fernando Cavaleiro; JACARÉPAGUÁ, de Maria Ganem; e THE QUEST OF THE LONELY DORYMEN, de Mariana Mendes Delgado.

OUTRAS SECÇÕES

A secção Cinema Falado presta homenagem ao cinema português, apresentando perto de 20 filmes de realizadores portugueses ou com produção ou coprodução nacional.

Do programa do Festival fazem ainda parte as secções School Trip, com exibição de filmes para os públicos mais novos e também com a mostra de trabalhos de alunos da Escola Artística de Soares dos Reis e da ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design.

De destacar, igualmente, a homenagem que o festival dedica este ano aos realizadores André Santos e Marco Leão, exibindo uma retrospetiva integral da dupla.

Para mais informações e programação completa, consulte o sítio do Festival.

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações