Um dos maiores e mais relevantes festivais dedicados a curtas-metragens está a poucos meses de voltar. O Festival de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand arranca em fevereiro de 2016 e duas obras portuguesas foram selecionadas para a competição internacional.
A adolescência volta a estar no campo de visão do realizador.
Rodrigo Areias estreia o seu filme Ornamento e Crime no Festival de Cinema Luso-Brasileiro. O evento que começa a 6 de dezembro em Santa Maria da Feira, tem uma forte ligação com autor e com esta longa-metragem.
Está de volta o Porto/Post/Doc, depois da primeira edição realizada em 2014. Entre 1 e 8 de dezembro, o evento apresenta, no Porto, 44 estreias nacionais e 11 estreias mundiais.
A 21ª edição do festival Caminhos do Cinema Português realiza-se de 27 de novembro a 5 de dezembro. O mote é mostrar ‘todo o cinema português’. Este ano, foram escolhidos 59 filmes.
Entre os dias 5 e 8 de outubro, Cannes recebeu a mais importante feira internacional de televisão. Portugal marcou presença.
É a 9ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival e decorre entre os dias 06 e 15 de novembro. “Montanha” de João Salaviza está na competição e Luís Miguel Cintra é um dos homenageados.
Este ano, 46 dos 236 filmes selecionados são portugueses.