O Dia Mais Curto festeja a curta-metragem

10/12/2017
Icon artigo
Na 5.ª edição de O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem vai levar perto de 200 filmes a 34 localidades, de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos.
Tendo como mote o Solstício de Inverno, que acontece no dia 21 de dezembro (o dia mais curto do ano), a Agência da Curta-metragem organiza em Portugal a edição nacional do evento que nasceu em França, em 2012, e rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países.

Assinalado durante todo o mês, mas com grande parte das sessões concentradas a 21 de dezembro, O Dia Mais Curto vai ser celebrado em: Abrantes, Albufeira, Almada, Amadora, Amarante, Barcelos, Braga, Cascais, Coimbra, Elvas, Faro, Funchal, Gondomar, Guimarães, Leça da Palmeira, Leiria, Lisboa, Madalena, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ovar, Ponta Delgada, Ponta do Sol, Porto, Sardoal, Setúbal, Tomar, Trancoso, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu.
 

Diferentes locais

A iniciativa decorre não apenas em locais de projeção ditos tradicionais, mas também em locais inesperados como na piscina do Santana Hotel & SPA, no Metro do Porto e na CP – Comboios de Portugal; em estabelecimentos comerciais, em 17 lojas FNAC; em espaços culturais como o Museu Júlio Dinis e até em espaços de diversão noturna como o Carmo 81’ e o Aqui Base Tango.

Diversas escolas e instituições de solidariedade social recebem também O Dia Mais Curto, que passa ainda em programas especiais na RTP2 e nos Canais TvCine & Séries, e pela Internet, com sessões no site da Agência da Curta Metragem e na Filmin.

Diversos programas

Os programas Curtas no Mundo e Novas Curtas Portuguesas, Sessões para Crianças e uma Sessão Especial na Cinemateca Portuguesa são os principais momentos preparados pelos programadores da iniciativa.

Focando-se no panorama internacional, o programa "Curtas do Mundo” dá a conhecer várias visões do mundo atual, desde a guerra na Síria ao quotidiano na capital do Irão, passando pelos habitantes de um parque de campismo em Portugal, sem esquecer o espírito da época natalícia dado em tom de comédia social pela curta franco-belga "Kapitalistis”.

A sessão dedicada ao cinema nacional - Novas Curtas Portuguesas - apresenta obras que têm vindo a ser reconhecidas pela sua qualidade em festivais de cinema de todo o mundo, revelando novos e talentosos cineastas.

"Amiguinhos” e "Curtinhas para Todos” são as sessões programadas a pensar nos mais novos e apresentam pequenas histórias, oriundas de vários países, que abordam, de forma lúdica, temas importantes.

No dia 21 de dezembro, a Cinemateca Portuguesa recebe uma sessão especial do evento, com a estreia, em Lisboa, de ÁGUA MOLE, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires (Xá), VERÃO SATURNO, de Mónica Lima, O HOMEM ETERNO, de Luís Costa, e LONGE DA AMAZÓNIA, de Francisco Carvalho. A sessão conta com a presença dos realizadores.

Conheça a programação completa.

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações