O CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO PARTE PARA A 5ª EDIÇÃO

25/06/2017
De 29 de junho a 25 de agosto, o cinema português volta a percorrer o país.

Esta iniciativa do ICA conta com 10 obras, a exibir em 12 municípios, num total de 53 exibições ao ar livre.

 

CINEMA NAS ALDEIAS E SÍTIOS DE PORTUGAL

Os dois principais objetivos do Cinema Português em Movimento são aproximar o cinema português dos municípios que não possuem oferta cinematográfica regular e divulgar o cinema português contemporâneo. Para isto, ao longo dos meses de verão, a iniciativa leva dez obras portuguesas a 12 municípios, somando um total de 53 exibições ao ar livre.

Já na sua 5ª edição, a iniciativa arranca a 29 de junho, no Miradouro da aldeia histórica de Monsanto, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, com a exibição da curta-metragem AMÉLIA & DUARTE, de Alice Guimarães e Mónica Santos, seguida do filme REFRIGERANTES E CANÇÕES DE AMOR, de Luís Galvão Teles. O projeto percorre todo o território continental, de norte a sul, terminando com uma sessão de encerramento a 25 de agosto, em Aljezur, distrito de Faro.

CPM_1

CINCO ANOS EM MOVIMENTO

Desde a primeira edição, em 2013, o Cinema Português em Movimento tem vindo a crescer constantemente. Atualmente, o projeto já conta com 190 sessões de cinema realizadas, nas quais estiveram presentes mais de 17.000 espetadores.

Em 2016, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos destacou esta iniciativa como exemplo de boas práticas na área da Cultura. O colmatar da lacuna em matéria de oferta cinematográfica nos locais visitados, bem como o serviço público prestado a nível afetivo, junto dos residentes (que foi documentado e difundido nas redes sociais), aliam-se ao fortalecimento de parcerias com os municípios e comunidades locais, os quais expressam claras intenções de, ano após ano, continuar a receber o Cinema Português em Movimento.

A MÚSICA PORTUGUESA A GOSTAR DELA PRÓPRIA

Este ano, a iniciativa alia-se ao projeto "A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, que, desde 2011, com o trabalho do realizador Tiago Pereira, tem vindo a criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia.

A documentação da música que se encontra perdida e isolada nos montes e vales possibilitou, entre muitos outros trabalhos, a criação de uma série de 26 episódios de 26 minutos: "O Povo Que Ainda Cá Canta”, exibida na RTP2 e na RTP Informação.

No âmbito desta parceria, em cada sessão do Cinema Português em Movimento, serão exibidas algumas das obras audiovisuais do projeto "A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, nas diferentes regiões e/ou localidades do país.

A MÚSICA PORTUGUESA A GOSTAR DELA PRÓPRIA

DEZ FILMES PORTUGUESES, DOZE MUNICÍPIOS

Os filmes selecionados para a edição de 2017 foram: AMÁLIA – O FILME, de Carlos Coelho da Silva; AMÉLIA & DUARTE, de Alice Guimarães e Mónica Santos; DOT.COM, de Luís Galvão Teles; FADOS, de Carlos Saura; JACINTA, de Jorge Paixão da Costa; O AMOR É LINDO... PORQUE SIM!, de Vicente Alves do Ó; O CÔNSUL DE BORDÉUS, de Francisco Manso e João Correa; OS GATOS NÃO TÊM VERTIGENS, de António-Pedro Vasconcelos; REFRIGERANTES E CANÇÕES DE AMOR, de Luís Galvão Teles; e SEI LÁ, de Joaquim Leitão.

Pode consultar a programação pormenorizada no website do projeto para saber quando e onde será projetado cada um dos filmes.

REFRIGERANTES E CANÇÕES DE AMOR

Esta iniciativa do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) conta, este ano, com o apoio da RTP (parceiro oficial de media), das várias produtoras que disponibilizaram as suas obras para compor a programação do projeto, e das 12 câmaras municipais envolvidas, nomeadamente: Aljezur, Arronches, Borba, Évora, Fornos de Algodres, Idanha-a-Nova, Mação, Murça, Oleiros, Vieira do Minho, Vila Nova de Foz Côa e Vouzela.

Acompanhe a iniciativa no Facebook e saiba todos os detalhes no website oficial.