É UM NATAL COM CINEMA PORTUGUÊS, COM CERTEZA.

23/12/2016
Icon artigo
O Natal é uma data especial, idealmente passada em família e no conforto da nossa casa. Para que o possa viver de forma ainda mais especial, preparámos-lhe uma seleção de sugestões de curtas e médias-metragens nacionais, dentro do espírito natalício.

PAPEL DE NATAL

José Miguel Ribeiro, apresenta-nos as estórias de Dodu, um destemido bonequinho de cartão, Camila, uma amorosa menina de 8 anos, e Sana, um Pai Natal de todos os dias. Esta produção da Sardinha em Lata, retrata a aventura dos três ao tentar salvar o pai de Camila das garras do Monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal e respirando em sincronia com todas as florestas do Céu e da Terra. 

AINDA O NATAL

Em apenas 60 segundos, Cláudio Sá traz-nos uma animação de humor e crítica política à crise financeira dos tempos modernos. Com cortes nos salários, subida do IVA e o aumento dos impostos e dos preços dos produtos, como será que o Pai Natal vai reagir à época natalícia?

ESPÍRITO DE NATAL

Com "Espírito de Natal”, Vitor Candeias e a Utopia Filmes deixam-nos entrar numa noite de consoada que é passada numa casa centenária: uma avó no crepúsculo da vida, os seus dois filhos na casa dos trinta e respetivas esposas, e duas crianças pequenas. Durante o jantar, os dois filhos fazem planos para vender a propriedade e colocar a mãe num lar para seniores. A confusão instala-se e a ceia fica arruinada com antigas disputas e discussões. As duas crianças, assustadas, procuram alhear-se num sótão cheio de brinquedos e memórias, e, com isso, trazer os adultos de volta à razão. 

INVENTÁRIO DE NATAL

O Som e a Fúria e Miguel Gomes levam-nos numa viagem no tempo até ao dia 25 de Dezembro em meados dos anos 80. O Inventário de Natal retrata a reunião de uma família na casa dos avós. Por entre reposteiros vermelhos na janela que dá para a marquise, relógios de pêndulo, cadeiras com assentos em vime e um presépio enorme, não há um destaque individual, interessa apenas o retrato de grupo constituído por quatro gerações e dois cães.

AVÉ MARIA

Nesta co-produção da Utopia Filmes e RTP, João Botelho traz-nos uma noite de Natal diferente: três marginais, quais reis magos, que assaltam um automóvel, mas o plano corre mal quando o carro avaria na auto-estrada. Com medo de serem apanhados, metem-se pelos campos fora até que, já de noite, chegam a uma aldeia onde apenas um café está aberto. Lá dentro, encontram uma jovem dona do estabelecimento a cuidar do seu bebé recém-nascido. Os marginais cantam, bebem e começam a provocar a jovem, para passar o tempo. A tensão começa a adensar-se até que a tragédia se instala. 

MOMENTOS

Em "Momentos”, vivemos a estória de um homem que, numa noite normal, reencontra no lugar a que chama casa, lembranças de um tempo que viveu. Nuno Rocha, numa produção de Filmes da Mente, partilha connosco fragmentos de pura felicidade que surgem como apontamentos de esperança de um presente que não voltará a ser o mesmo. 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações