"Elis” de Hugo Prata, um filme sobre a cantora brasileira Elis Regina, fará a abertura do festival, e estará também em competição. A 11 de dezembro, para encerrar a edição deste ano, será exibido o filme de Miguel Faria Jr., "Chico”, uma viagem musical ao universo pessoal e profissional de Chico Buarque.
Na competição de curtas-metragens encontram-se treze filmes, entre os quais figuram os portugueses "À Noite Fazem-se Amigos” de Rita Barbosa, "Uma Breve História da Princesa X” de Gabriel Abrantes, "Por Diabos” de Carlos Amaral, "Penúmbria” de Eduardo Brito,
"Heroísmo” de Helena Estrela Vasconcelos, "Campo de Víboras” de Cristèle Alves Meira, "Ela” de Francisco Lobo e "António, Lindo António” de Ana Maria Gomes.
As produções brasileiras "Antes da Encanteria” de Elena Meirelles, Gabriela Pessoa, Jorge Polo, Lívia de Paiva e Paulo Victor Soares; "The Beast” de Michael Wahrmann; "Sesmaria” de Gabriela Richter Lamas; "Quando Os Dias Eram Eternos” de Marcus Vinícius Vasconcelos e
"Cosme” de Luciano Scherer, também integram a competição..
Na seleção de longas-metragens destacam-se "Elis” de Hugo Prata, o filme de abertura do festival, como já acima referido; e "Chico” de Miguel Faria Jr. que encerrará o festival no dia 11 de dezembro.
Na lista de filmes em competição encontram-se ainda "Animal Político” de Tião, "A Cidade Onde Envelheço”, o filme multipremiado de Marília Rocha, "A Serpente” de Jura Capela, "Borrasca” de Francisco Garcia e "Mãe Só Há Uma” de Anna Muylaert.