CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO — RETROSPETIVA

15/09/2017
Icon artigo
De 29 de junho a 25 de agosto de 2017, houve cinema português itinerante pelas aldeias do interior de Portugal.

O Cinema Português em Movimento (CPM) é uma iniciativa do ICA que começou em 2013 e que, este ano, celebrou a sua 5ª edição.

Esta iniciativa surgiu com o objetivo de divulgar o cinema português contemporâneo e levar a sétima arte às populações portuguesas sem oferta cinematográfica. Para tal, o CPM atravessa o interior do país de norte a sul, exibindo cinema português ao ar livre nestas localidades.

De facto, muitos dos espetadores ao longo das 5 edições relatam que, graças às projeções do CPM, viram cinema no grande ecrã pela primeira ou segunda vez na vida. Naturalmente, estes espetadores tornaram-se participantes assíduos no público do CPM, comparecendo ano após ano.

 

O CPM EM 2017

Na sua 5ª edição, de 29 de junho a 25 de agosto, o Cinema Português em Movimento contou com dez obras portuguesas, projetadas em 12 municípios, somando um total de 53 exibições ao ar livre.

Este ano, a iniciativa aliou-se ao projeto "A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, do realizador Tiago Pereira. No âmbito desta parceria, a abertura de cada sessão do Cinema Português em Movimento contou com a exibição de algumas das obras audiovisuais do projeto "A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”.

Quanto aos filmes projetados na 5ª edição do CPM, estes foram: AMÁLIA – O FILME, de Carlos Coelho da Silva; AMÉLIA & DUARTE, de Alice Guimarães e Mónica Santos; DOT.COM, de Luís Galvão Teles; FADOS, de Carlos Saura; JACINTA, de Jorge Paixão da Costa; O AMOR É LINDO... PORQUE SIM!, de Vicente Alves do Ó; O CÔNSUL DE BORDÉUS, de Francisco Manso e João Correa; OS GATOS NÃO TÊM VERTIGENS, de António-Pedro Vasconcelos; REFRIGERANTES E CANÇÕES DE AMOR, de Luís Galvão Teles; e SEI LÁ, de Joaquim Leitão.


5 ANOS EM MOVIMENTO

O CPM teve a sua primeira edição em 2013, no âmbito da celebração do 40º aniversário do ICA. A iniciativa estreou-se com um total de 52 sessões de cinema, 12 longas-metragens portuguesas e presença em 27 concelhos. No total, foram 4.435 espetadores do CPM só em 2013 — um começo em grande, que levou a que a iniciativa se repetisse no ano seguinte.

Desde então, até ao final de 2016, registaram-se um total de mais de 17.000 espetadores em cerca de 190 sessões, nas várias edições do CPM. A estes resultados, acresce um reconhecimento por parte da Comissão Nacional para os Direitos Humanos, que, em 2016, destacou o Cinema Português em Movimento como um exemplo de boas práticas na área da cultura.



O Cinema Português em Movimento (CPM) é uma iniciativa do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e contou, na edição de 2017, com o apoio da RTP (parceiro oficial de media), das várias produtoras que disponibilizaram as suas obras para compor a programação do projeto, e das 12 câmaras municipais envolvidas, nomeadamente: Aljezur, Arronches, Borba, Évora, Fornos de Algodres, Idanha-a-Nova, Mação, Murça, Oleiros, Vieira do Minho, Vila Nova de Foz Côa e Vouzela.

Acompanhe a página de Facebook do CPM para se manter a par de tudo o que tem sido feito e visite o website oficial para mais informações.

Galeria Multimédia

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações