CINEMA E AUDIOVISUAL PORTUGUÊS: ANO DE CELEBRAÇÃO
Não, o Ano do Cinema e do Audiovisual Português não começa agora, nem terminou no último dia de 2015. Na verdade, esta iniciativa — da responsabilidade do Ministério da Cultura — e que pretende promover o setor a nível internacional, teve início a 31 de agosto do ano passado e irá percorrer quase todo o ano de 2016, terminando em setembro.
Desenvolvido pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) em colaboração com a Academia Portuguesa de Cinema (APC), o Ano do Cinema e do Audiovisual "substitui” eventos semelhantes nas áreas da Arquitetura (2013/2014) e Design (2014/2015). Nesse sentido, tem percorrido o país e o mundo — e irá continuar a percorrer — através da realização de workshops, conferências e semanários, em que a presença de atores, realizadores e produtores tem assumido grande destaque.
O primeiro grande momento deste evento foi a atribuição da medalha de mérito cultural a Haden Guest, diretor da Cinemateca da Universidade de Harvard, pelo seu contributo para a visibilidade do cinema português nos Estados Unidos. Mas houve e haverá mais. Muito mais. Cá dentro e lá fora.