CINEECO 2021 com número recorde de filmes em competição

02/08/2021
Icon artigo
A 27ª edição do CineEco vai ter a concurso 93 filmes de mais de 20 países, entre 9 e 16 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia. É um número recorde para o mais antigo festival de cinema ambiental do mundo.

Portugal, França e Espanha são os países mais representados na Competição Oficial da 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – CineEco.

De acordo com a organização estão 45 documentários em competição e os principais temas são "a atual situação climática, colonialismo tóxico, pandemia e outras doenças, a luta de comunidades pela defesa dos ecossistemas regionais, futuro sustentável, poluição marítima, justiça ambiental, entre outras abordagens”.


 

Produções Nacionais

A Competição Internacional Curtas-Metragens inclui 45 documentários, 7 são produções nacionais: "Hope”, de Paulo Ferreira; "Mulher como árvore” (coprodução com Galiza, Espanha) de Alejandro Vázquez San Miguel, Carmen Tortosa, Daniela Cajías, Flávio Ferreira e Helder Faria; "#fishingtheplastic” de Marina Lobo; "Estrelinha do Geopark”, de Luís Augusto Fonseca de Araújo; "A última gota – Algarve”, da Almargem - Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural do Algarve; "Entre as abelhas e o pregado”, de Ana Linnea Lidegran Correia; e "Vale do Aurotni”, de Graça Gomes.

Na Competição Séries e Reportagens Televisivas, o cinema ambiental em língua portuguesa também está em destaque, uma vez que representa mais de metade das obras em competição. 

Segundo a direção do evento a Seleção Oficial deste ano é "pautada pela crescente qualidade dos filmes a concurso, alguns dos quais verdadeiras odes poéticas e visões dramáticas e cortantes da realidade, sempre com uma forte componente de consciencialização e de necessidade da busca por novas soluções e ativismos, que possam garantir a perpetuação da nossa própria existência no futuro próximo".

O CineEco 2021 é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Os programadores deste ano voltam a ser Bruno Manique, ex-Presidente do Centro Portugal Film Commission, Rúben Sevivas, realizador, produtor, formador, ator e programador cultural, e Tiago Alves, jornalista, realizador, locutor de rádio e programador de cinema, apresentador do programa Cinemax na Antena 1 e RTP2. O CineEco 2021 tem como padrinho oficial o apresentador Júlio Isidro e, como madrinha, a atriz Sofia Alves.

Consulte a seleção oficial da 27ªedição do CineEco.

Mais informações: www.cineeco.pt

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações