AS MELHORES PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NO LEFFEST

28/10/2016
Icon artigo
De 4 a 13 de novembro, o ponto de encontro é no Lisbon & Estoril Film Festival.

Nesta 10ª edição, o festival prepara-se para mostrar o melhor que se faz no mundo do Cinema e muito mais. Com uma programação diversificada, o LEFFEST quer dar ao espetador mais do que uma mostra de filmes, com várias manifestações artísticas, masterclasses, debates e simpósios.

 

OS MELHORES FILMES DE 2016

São 13 os filmes em competição no LEFFEST, uma secção com o objetivo de descobrir os melhores filmes de jovens realizadores de todas as partes do mundo, escolhidos por um Comité de Seleção constituído por especialistas de vários países.

‘American Honey’ de Andrea Arnold, ‘Bangkok Nites’ de Katsuya Tomita, ‘Big Big World’ de Reha Erdem, ‘Christine’, de Antonio Campos, ‘Dogs’ de Bogdan Mirica, ‘El Futuro Perfecto’ de Nele Wohlatz, ‘Elle’ de Paul Verhoeven, ‘Harmonium’ de Kôki Fukada, ‘Homenzinhos’ de Ira Sachs, ‘Nocturama’ de Bertrand Bonello, ‘Sand Storm’ de Elite Zexer, ‘The Last Family’ de Jan P. Maruszynski e ‘The Last of Us’ de Ala Eddine Slim — são os filmes deste ano.

UM OLHAR SOBRE O CINEMA MUNDIAL

A seleção oficial de filmes que não estão em competição pretende oferecer ao público a possibilidade de assistir à antestreia nacional dos filmes mais esperados da próxima temporada e ainda exibir novos filmes dos autores internacionais mais reconhecidos.

Nesta secção estão presentes 22 filmes, entre os quais: ‘Animais Noturnos’ de Tom Ford, ‘Hell or High Water - Custe o que Custar!’ de David Mackenzie, ‘O Herói de Hacksaw Ridge’ de Mel Gibson, ‘The Idol - A Força de Acreditar’ de Hany Abu-Assad e ‘Uma História Americana’ de Ewan McGregor.

HOMENAGENS A PERSONALIDADES MARCANTES

Na presente edição, serão homenageadas várias personalidades que, de uma ou outra forma, influenciaram a cinematografia mundial. Jean-Luc Godard, Jerzy Skolimowski, Emir Kusturica, Pascal Bonitzer, Agustín Diaz Yanes, Daniel Rosenfeld e Teresa Villaverde serão as figuras que merecerão um lugar especial no festival através de retrospetivas ou mostras integrais.

Destaca-se a homenagem a Teresa Villaverde, realizadora, argumentista, produtora e um dos nomes mais importantes do cinema português. A 10ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival vai dedicar uma retrospetiva integral à sua obra, que inclui o trio marcante de longas-metragens ‘A Idade Maior’ (1991), ‘Três Irmãos’ (1994) e ‘Os Mutantes’ (1998), bem como ‘A Favor da Claridade’ (2003), ‘Cold Wa(te)r’ (2004), ‘Transe’ (2006), ‘Cisne’ (2011), ‘Sara e Sua Mãe’ (2014) e ‘Paris 15/16’ (2016).

Consulte o programa completo aqui.

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações