41ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

13/10/2017
Icon artigo
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo decorre de 19 de outubro a 1 de novembro, no Brasil, e conta com produções e coproduções portuguesas.

Nesta edição, serão exibidos perto de 400 filmes, originários de 59 países. As exibições terão lugar nos cinemas de São Paulo e em espaços culturais da cidade. Destaque também para as exibições ao ar livre, que serão gratuitas.

 

O EVENTO

A Mostra foi criada em 1977 por Leon Cakoff e tem o objetivo de dar a conhecer o que de melhor se faz no cinema contemporâneo brasileiro e internacional, procurando acompanhar as novas tendências do cinema, como é exemplo a exibição de um filme de Realidade Virtual na presente edição. 

Esta 41.ª Edição é composta pelas secções Homenagens, Apresentações Especiais, Foco Suíça, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional.


OS FILMES PORTUGUESES

De realçar, mais uma vez, a presença de filmes portugueses nesta edição, já que se contabilizam 13 obras, onde se inserem produções e coproduções portuguesas, nomeadamente:

FICÇÃO:
A VIDA DO AVESSO, de Hugo Martins (Portugal)
ANTÓNIO UM DOIS TRÊS, de Leonardo Moura Mateus (Brasil, Portugal)
DELÍRIO EM LAS VEDRAS, de Edgar Pêra (Portugal)
DESAPARECER NO NADA, de Pedro Maia (Portugal)
ENCONTRO SILENCIOSO, de Miguel Clara Vasconcelos (Portugal)
NA CIDADE BRANCA, de Alain Tanner (Suíça, Portugal)
PRAÇA PARIS, de Lucia Murat (Brasil, Portugal, Argentina)
RAMIRO, de Manuel Mozos (Portugal)
VAZANTE, de Daniela Thomas (Brasil, Portugal)
ZAMA, de Lucrecia Martel (Argentina, Brasil, Espanha, França, México, Estados Unidos, Holanda, Portugal)
9 DEDOS, de F.J. Ossang (França, Portugal)

DOCUMENTÁRIO
QUEM É BÁRBARA VIRGÍNIA?, de Luísa Sequeira (Portugal, Brasil)
SAUDADE, de Paulo Caldas (Brasil, Portugal, Angola)

A lista completa dos filmes selecionados está disponível no website oficial da Mostra. 


O JÚRI

Luís Urbano, da produtora O Som e a Fúria, integra o júri do festival. Entre as várias produções multipremiadas em que já trabalhou, destacam-se O VELHO DO RESTELO, realizado por Manoel de Oliveira, AS MIL E UMA NOITES e TABU, de Miguel Gomes, e CARTAS DA GUERRA, de Ivo M. Ferreira. 


OS CONVIDADOS PORTUGUESES

A Mostra confirmou a presença de convidados portugueses no Festival, como Miguel Clara Vasconcelos, realizador do filme ENCONTRO SILENCIOSO, que estará em exibição, e Pedro Maia, realizador de DESAPARECER DO NADA, que também consta no programa de exibições.

Na lista de convidados, destaca-se também a presença de Lucrecia Martel, realizadora da coprodução portuguesa ZAMA.

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações