O Festival Curtas Vila do Conde celebra um quarto de século e prepara-se para assinalá-los com uma edição comemorativa muito especial. Ao longo dos últimos 25 anos, o festival tem trabalhado no sentido de exibir as grandes tendências do cinema contemporâneo ao mesmo tempo que procura manter-se na vanguarda com a aposta na interseção entre o cinema e outras áreas criativas.
Na edição deste ano será lançado um livro com 25 textos de reflexão, memória e ficção inspirados em experiência de autores. Assinam este livro personalidades como José Miguel Gaspar (jornalista), Eduardo Brito (argumentista, realizador e fotógrafo), João Lopes (crítico de cinema), Valter Hugo Mãe (escritor) e Manuela Azevedo (dos Clã). Este será um livro de visões históricas, confidências e memórias que se cruzam com a vivência dos seus autores em Vila do Conde, enquanto convidados e participantes das edições passadas do festival.
Para além do lançamento do livro, os autores da publicação foram ainda convidados a escolher um filme, apresentado numa das edições anteriores do Festival, para uma extensa carta branca. Estes filmes irão ser exibidos na edição deste ano em várias sessões de cinema e incluem obras de cineastas como Manoel de Oliveira, Federico Fellini, Jean-Luc Godard, João Pedro Rodrigues e Matthias Müller.
A antecipar o festival, o Curtas Vila do Conde apresenta na Cinemateca Portuguesa, a 1 de julho, uma sessão especial com uma seleção dos filmes que integram esta carta branca.
O principal destaque do Curtas Vila do Conde continuará a ser as competições de curtas-metragens: Nacional, Internacional, Experimental, Curtinhas (filmes para jovens e crianças), Take One! (filmes de escola) e Vídeos Musicais.