- Os projectos têm de se apresentar com um mínimo de 50% do respectivo financiamento confirmado. Cada projecto deve contar, no seu financiamento, com, pelo menos, um apoio financeiro público ou com uma pré-venda a uma estação de televisão.
Cada projecto pode ser inscrito e retirado da ordem do dia das reuniões de selecção um máximo de três vezes. Um projecto que seja rejeitado pelo Comité de Direcção não pode voltar a ser apreciado.
Os principais critérios de selecção são os seguintes: qualidade artística do projecto; experiência do realizador, dos produtores e das equipas artística e técnica; potencial de circulação do projecto; potencial comercial do projecto; cooperação artística e/ou técnica entre os produtores; grau de financiamento confirmado.
Acrescem outras condições de participação, tais como a de que a rodagem só deve ter início após a reunião do Comité de Direcção do Fundo na qual a candidatura em causa é apreciada.
Há, em geral, cinco períodos de candidatura por ano. Os apoios concedidos não podem ser superiores a 15% do orçamento de produção de cada projecto, até um máximo absoluto de 700.000 euros, ou, no caso de projectos de orçamento inferior a 1,5 milhões de euros, até 20% desse orçamento.
O orçamento anual do Fundo é de aproximadamente 20 milhões de euros, destinados, na maior parte, ao apoio a co-produções. O montante disponível é repartido por cinco reuniões anuais de selecção.
Nos termos do artigo 3.7 das Regras do Fundo relativas ao apoio a Co-produções, os candidatos devem contactar previamente, com a maior antecedência possível, os respectivos representantes nacionais no Comité de Direcção de Eurimages, sob pena de não inclusão dos projectos na ordem do dia.
Nuno Fonseca: nuno.fonseca@ica-ip.pt
Para mais informações: www.coe.int/t/dg4/eurimages/default_en.asp
Iniciativa lançada em 2005 que consiste na apresentação filmes europeus, em de lotes de quatro, no Tribeca Film Center a compradores, com o objectivo de fomentar a comercialização de obras europeias no mercado norte-americano.
Paralelamente, a EFP colabora com festivais de Sundance, Guadalajara, FILMART (Hong Kong), Xangai, Toronto, São Paulo, American Film Market e Busan - Asian Film Market, no âmbito do Film Sales Support, um mecanismo de apoio financeiro criado em 2004, que visa o fomento da comercialização de obras europeias nas regiões onde decorrem esses festivais.
Vítor Pinheiro
email: vitor.pinheiro@ica-ip.pt
www.efp-online.com
Objetivos do Programa IBERMEDIA:
1. Desenvolvimento
- Promover o desenvolvimento de projetos de produção dirigidos ao mercado e, em particular, ao mercado ibero-americano.
- Criar um meio favorável ao desenvolvimento e à integração em redes das empresas de produção ibero-americanas.
2. Co-produção
- Promover, através de apoio financeiro e técnico, o desenvolvimento de projetos de co-produção apresentados por produtores independentes ibero-americanos.
- Apoiar as empresas de produção ibero-americanas capazes de desenvolver os mencionados projetos.
- Fomentar a sua integração em redes dirigidas a estas co-produções.
- Trabalhar para o aproveitamento do património audiovisual ibero-americano.
3. Formação
- Favorecer a formação para os profissionais da gestão empresarial audiovisual.
- Promover o uso e o desenvolvimento de novas tecnologias.
- Contribuir para a cooperação e a partilha de conhecimentos.
Para informação detalhada sobre o programa IBERMEDIA, consulte: www.programaibermedia.com
O Programa Europa Criativa reúne ações de apoio aos setores culturais e criativos europeus. Em consonância com os resultados da avaliação intercalar ocorrida em 2017, o novo Europa Criativa 2021-2027 baseia-se e dá continuidade à estrutura do anterior Programa.
Com um aumento orçamental de 50 % relativamente ao quadro 2014-2020, as suas novidades pretendem contribuir para a recuperação dos setores, permitindo-lhes intensificar os seus esforços para se tornarem mais digitais, mais resilientes, mais ecológicos e mais inclusivos.
O Programa Europa Criativa tem 2 metas principais:
• Salvaguardar, desenvolver e promover o património e a diversidade cultural e linguística da Europa;
• Aumentar a competitividade e o potencial económico dos setores culturais e criativos, em especial do setor audiovisual (cinema, televisão).
O Programa Europa Criativa comporta três Vertentes: a Vertente MEDIA; a Vertente CULTURA; e a Vertente TRANSETORIAL.
A Vertente MEDIA do Europa Criativa é o instrumento da Comissão Europeia de apoio ao setor Audiovisual europeu (cinema, televisão, plataformas digitais VoD).
A vertente MEDIA tem 2 grandes prioridades:
• Reforço da capacidade do setor audiovisual para operar a nível internacional;
• Promoção da circulação transnacional das obras audiovisuais;
As ações de apoio da vertente MEDIA dividem-se em quatro polos temáticos (conteúdo, negócio, públicos, políticas) e comportam cerca de 17 linhas de financiamento, abrangendo toda a cadeia de valor - desde a formação à criação, distribuição, exibição, promoção e iniciativas de desenvolvimento de audiências e formação de públicos.
Para além das linhas de financiamento salienta-se ainda a criação (em conjunto com o Fundo de Europeu de Investimento (FEI)) de um Mecanismo de Garantia Financeira que incentivou, junto das instituições financeiras, a criação de carteiras de empréstimo exclusivas para os setores culturais e criativos (com continuidade no atual Programa InvestUE).
Salienta-se também, no âmbito do Media and Audiovisual Action Plan - MAAP, a preparação de um Equity financial tool - uma ferramenta financeira de capital, que combinará fundos provenientes do Europa Criativa MEDIA, do InvestUE e de investimento privado – MEDIA Invest. Esta ferramenta tem lançamento previsto ainda em 2022 e será dedicada ao setor audiovisual, especificamente à produção (incluindo pós-produção, videojogos, VR) e a estratégias de distribuição.
O enquadramento financeiro para a execução do Programa durante o período 2021-2027 é de 2.44 mil milhões de euros, repartido do seguinte modo: 58 % para a Vertente MEDIA; 33 % para a Vertente Cultura; e 9 % para a Vertente Transetorial.
Centro de Informação Europa Criativa – CIEC
O Centro de Informação Europa Criativa – CIEC (Creative Europe Desk Portugal) é uma estrutura com a missão essencial de difusão de informação sobre o Programa Europa Criativa junto dos profissionais dos setores culturais e criativos, a promoção e divulgação do acesso ao Programa e a prestação de apoio a candidatos, nomeadamente na preparação das suas candidaturas. São ainda funções dos Creative Europe Desks a promoção de colaborações e a prestação de apoio e informações à Comissão Europeia na sua área de atividade.
Em Portugal a estrutura assume a forma de grupo de trabalho denominado Centro de Informação Europa Criativa - CIEC, tendo como órgão Coordenador o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA, IP), e sendo cofinanciado pela Comissão Europeia, pelo ICA, IP e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural do Ministério da Cultura (GEPAC).
Consulte o website do Centro de Informação Europa Criativa – CIEC, www.europacriativa.eu , onde poderá encontrar informação sobre as oportunidades para o setor no âmbito do Europa Criativa 2021-2027, nomeadamente linhas de financiamento, aberturas de concursos, bolsas de formação, sessões de esclarecimento, entre outras.
O CIEC poderá ser contactado através dos endereços de correio eletrónico:
- Coordenadora Executiva do CIEC, Responsável pela Vertente MEDIA e acção Creative Innovation Lab: Susana Costa Pereira, susana.costapereira@europacriativa.eu
- Responsável Vertente Cultura: Sara Machado, sara.machado@europacriativa.eu
Centro de Informação Europa Criativa
Praça Bernardino Machado, 4, 1750-042 Lisboa
Telf.+351 213 230 895
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