YOUNG AUDIENCE AWARD PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL

29/03/2016
O Young Audience Award vai, pela primeira vez, decorrer em Portugal. A iniciativa é da Academia Portuguesa de Cinema em parceria com o ICA — Instituto do Cinema e do Audiovisual — e da Academia de Cinema Europeia (EFA).

O Young Audience Award pretende premiar filmes sobre jovens, tendo por base a votação de um público com idades entre os 12 e os 14 anos.

A seleção do vencedor irá decorrer na Cinemateca, a 8 de maio, das 9h00 às 22h30. Os jovens convidados a assistir à sessão e a votar no filme vencedor fizeram as suas inscrições através das suas escolas.

"Girls Lost”, da Suécia, "Miss Impossible”, França e "Rauf” da Turquia são os filmes que estarão em votação simultânea em 30 países. Estas longas foram selecionadas por um comité internacional formado por Melinda Boros (Clorofilm/Roménia), Marjo Kovanen (Koulukino/Finlândia), Beata Marciniak (New Horizons Association/Polónia), Marta Nieto Postigo (Drac Màgic/Espanha) e Jakub Viktorin (Visegrad Film Forum/Eslováquia).

O resultado de cada país será comunicado à EFA, em Berlim, Alemanha, e o vencedor anunciado, em simultâneo, via videoconferência para todos as nações envolvidas.