VOLUME II DE “AS MIL E UMA NOITES” NO WESTWIND DA RÚSSIA

28/09/2016
O festival acontece de 19 a 23 de outubro e a produção de Miguel Gomes está na seleção de filmes.
Pela quarta vez a European Film Promotion (EFP) vai apresentar o WestWind, uma iniciativa que tem como principal objetivo promover filmes europeus no mercado russo. Os filmes participantes são os escolhidos pelos diferentes países europeus para concorrerem ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015, daí "As Mil e Uma Noites” — volume 2, O Desolado de Miguel Gomes ter sido a escolha portuguesa. Irá acontecer um showcase especial no Cinema Angleterre em São Petersburgo e uma versão online paralela através da plataforma VoD russa www.ivi.ru, alcançando assim uma maior e mais variada audiência.

No volume 2 de "As Mil e Uma Noites”, Xerazade narra a forma como a desolação atingiu os homens: "Oh venturoso Rei, fui sabedora de que uma juíza aflita chorará em lugar de ditar a sua sentença, na noite de três luares.” — começa. E continua com o discurso "Lembrando-se de uma oliveira milenar, uma vaca ferida dirá o que tiver a dizer e que é bem triste! (...)”, até que vê a manhã a nascer e se cala.

A trilogia "As Mil e Uma Noites” é uma produção de O Som e a Fúria, com realização de Miguel Gomes. Já ganhou vários prémios, como de Best Sound Design nos European Film Awards, o Sydney Film Prize na Austrália, o prémio FIPRESCI na Polónia; prémios de Melhor Atriz Secundária, Melhor Realizador e Melhor Argumento nos Caminhos do Cinema Português; e Melhor Montagem nos Prémios Fénix no México; entre muitos outros. Esteve ainda presente em vários festivais um pouco por todo o mundo: França, Finlândia, Alemanha, República Checa, Israel, Nova Zelândia, Canadá.