TÂNIA DE LEON TRAZ A ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL NO CINEMA À FACULDADE DE BELAS ARTES

14/03/2016
De 17 a 19 de março a FBAUL será palco para uma Conferência, um Workshop e uma Exposição de Tânia de Léon sobre a Animação Experimental no Cinema, destinados a alunos, profissionais ou aos apaixonados pelo tema.

Na quinta feira a artista mexicana Tânia de Leon fará uma conferência intitulada The Importance of The Frame Within The Animated Expression com o objetivo de reviver  1 tema básico na animação: a relação entre o quadro e o discurso fílmico. Durante a conferência serão ainda projetadas obras de alguns cineastas do século passado que se destacaram na área da animação experimental.

Para os curiosos será também será possível frequentar um workshop complementar, The Importance of the Frame Through Light Drawing Animation, com a artista, a começar na quinta feira e a acabar no sábado. No workshop pretendem-se experimentar as diferentes possibilidades na animação pela manipulação de frames através de desenhos de luz. As inscrições estão abertas até amanhã, dia 15.

Em andamento estará ainda a exposição Cronograph I.Chronological Time. Um ensaio sobre o tempo cronológico e o diferente impacto que a luz e as sombras tiveram nas diferentes culturas do mundo.

O projeto tem o apoio do ICA.