RETROSPETIVA MANOEL DE OLIVEIRA, NA ALEMANHA

05/04/2017
Entre os dias 8 e 30 de abril, o Kino Arsenal, em Berlim, vai acolher 32 sessões, onde serão exibidos 17 filmes. Esta será a maior retrospetiva do cineasta a ter lugar na Alemanha.

Manoel de Oliveira, um nome incontornável do cinema português, vai estar em destaque, pela primeira vez, numa grande retrospetiva na Alemanha. Durante o fim de semana de abertura a Retrospetiva contará com a presença de Erika e Ulrich Gregor, fundadores da Cinemateca Alemã e da seção Forum do Festival Internacional de Berlim – Berlinale, do Diretor da Cinemateca Portuguesa, Dr. José Manuel Costa e da atriz Leonor Silveira.

São 32 sessões que poderão ser vistas entre 8 e 30 de abril no Kino Arsenal, em Berlim. O programa, além de ter os dias e horas de exibição, conta com uma breve sinopse de cada filme.

Em 1955, Manoel de Oliveira viajou para a Alemanha para realizar um estágio intensivo nos laboratórios da AGFA com o objetivo de estudar a cor aplicada ao cinema. Deste estágio resultou a sua primeira utilização de cor no documentário O PINTOR E A CIDADE. Foi também por esta altura que Manoel de Oliveira conheceu Erika e Ulrich Gregor.

Esta retrospetiva surge da parceria da Embaixada/Instituto Camões, em Berlim com o Kino Arsenal, a Cinemateca Portuguesa e o ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual.