Regina Pessoa na Academia de Hollywood

26/06/2018
Regina Pessoa, realizadora portuguesa de animação, foi convidada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para tornar-se membro desta organização.

Após aceitação do convite e formalização da sua integração na Academia, Regina Pessoa passa a poder assistir às sessões de seleção dos filmes e exercer o seu direito de voto para eleger os nomeados e vencedores dos prémios da Academia, os Óscares.

O seu filme HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ fez parte da shortlist dos Óscares em 2007 e a sua obra KALI O PEQUENO VAMPIRO obteve a qualificação para ser candidato, tendo a realizadora assistido a várias sessões da Academia a convite de outros membros.

O trabalho de Regina Pessoa soma já cerca de 80 prémios internacionais, incluindo o Grande Prémio de Annecy, o mais importante prémio internacional na área da animação. Os filmes da realizadora, todos com produção de Abi Feijó, integram Plano Nacional de Cinema.

Regina Pessoa irá, assim, juntar-se aos portugueses que já fazem parte da Academia de Hollywood: o realizador Pedro Costa, convidado em 2017, e Carlos de Mattos — galardoado com dois Óscares, em 1982 e 1985, por Avanços Técnicos para o cinema.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood convida todos os anos diversas individualidades que se distinguiram pelas suas contribuições para o cinema a tornarem-se membros da organização. Da lista de 928 individualidades convidadas este ano, constam ainda os nomes dos lusodescendentes Luís Sequeira e Nelson Ferreira, nomeados para os Óscares de 2018 pelo seu trabalho em A FORMA DE ÁGUA, de Guillermo del Toro, nas categorias de Guarda-roupa e Montagem de Som, respetivamente.

Conheça a lista completa dos convidados de 2018.