Realizadoras portuguesas premiadas em França

02/04/2018
As realizadoras portuguesas Leonor Teles e Teresa Villaverde foram premiadas em dois festivais franceses, o Cinéma du Réel e o L'Europe autour de l'Europe, respetivamente. A entrega de prémios dos dois festivais decorreu no passado fim de semana, em Paris.
Teresa Villaverde venceu o Prix Sauvage, prémio principal do festival L'Europe autour de l'Europe, pela sua obra COLO. O júri, presidido pela realizadora Ralitza Petrova e composto pelos realizadores Rafael Lewandowski e Szabolcs Tolnai, pelo crítico de cinema Tue Steen Müller e pelo produtor György Raduly, atribuiu o prémio por unanimidade "pela humanidade e profundidade com que trata o seu tema e pela precisão das suas escolhas formais, que permanecem sempre sinceras”.

TERRA FRANCA, de Leonor Teles, selecionado para a Competição Internacional do festival Cinéma du Réel, venceu o Prix International de la Scam, prémio atribuído pela Société civile des auteurs multimédia (Scam) a um filme selecionado pelo festival para a referida categoria.

O festival Cinéma du Réel, que, além de TERRA FRANCA, de Leonor Teles, contou com os portugueses BARULHO, ECLIPSE, de Ico Costa; EXTINÇÃO, de Salomé Lamas; e SPEEL REEL, de Filipa César, na secção Ir/Réel, decorreu em Paris, entre 23 de março e 1 de abril.

Também a 13.ª edição do L'Europe autour de l'Europe, festival de filmes europeus de Paris, decorreu entre 23 de março e 1 de abril, naquela cidade francesa.