QUEER PORTUGAL JÁ CHEGOU AO PORTO!

06/10/2015
Festival português de cinema LGBT com “Sangue Azul” de Lírio Ferreira e “Rabo de Peixe” (director´s cut) de Joaquim Pinto e Nuno Leonel.

Depois de ter agitado a cidade de Lisboa, no passado mês de setembro, o Festival Internacional de Cinema Queer está, pela primeira vez, no Porto. Até dia 10, o Teatro Municipal Rivoli acolhe a competição oficial com 12 filmes a concurso, entre a ficção e o documentário.

Na programação desta edição, está o filme português "Rabo de Peixe”, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, e alguns dos filmes mais marcantes do cinema queer brasileiro como "Sangue Azul” de Lírio Ferreira e a "Praia do Futuro” de Karim Aïnouz. Ainda em destaque, estão temáticas como a atual situação que se vive na Síria, a prostituição, o processo de transsexualidade ou o passado colonial da Califórnia.

O Portugal Queer foi criado em 1997 e, desde o início, mantém o mesmo propósito: apresentar ao público as novidades cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, ao lado de outros festivais do género reconhecidos internacionalmente.

Além da competição, a programação inclui sessões especiais, ciclos temáticos, workshops, exposições, instalações artísticas e performances. A festa de encerramento do Queer Porto terá lugar no espaço Maus Hábitos, no último dia do festival.