PORTO/POST/DOC REGRESSA AO PORTO, COM O TEMA ''ARQUIVO E PÓS-MEMÓRIA''

28/07/2017
O festival arranca para a sua 4ª edição, de 28 de novembro a 3 de dezembro.

Com direção de Dario Oliveira, Daniel Ribas e Sérgio Gomes, o PORTO/POST/DOC terá lugar no Teatro Rivoli e no Teatro Passos Manuel, onde apresentará um programa criado em parceria com o Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. 

Serão exibidos filmes recentes que recorrem a material de arquivo, suscitando o debate sobre a memória e o passado. A ideia será também olhar para o arquivo como produtor de uma pós-memória, no sentido de os novos realizadores, que não presenciaram os factos, poderem fazer uma análise crítica destes excertos históricos no cinema documental.

De entre os filmes programados, encontram-se as obras portuguesas SPELL REEL, de Filipa César, e curtas-metragens de José Miguel Ribeiro e Raquel Schefer.

Nesta edição, o Fórum do Real regressa com novas discussões, contando com a presença dos investigadores Maria do Carmo Piçarra, Vicente Sanchez-Biosca e Tiago Baptista, diretor do ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento).

As inscrições para a competição ainda se encontram abertas e podem ser feitas aqui. Para além dos segmentos competitivos, o festival conta com várias secções paralelas, como o ciclo Transmission (exibição de filmes que destacam músicos, bandas ou movimentos musicais), o Doc is the New Black (o mundo da moda visto pelos olhos de um documentarista) e o Cinema Falado (filmes falados em português).

Pode consultar mais informações no website oficial e na página de Facebook do evento.