Perto de 30 mil alunos no Plano Nacional de Cinema

19/04/2017
No final do primeiro período do ano letivo 2016/2017, o Plano Nacional de Cinema abrangia 29 353 alunos e 890 professores, de 200 escolas em Portugal, Timor-Leste e Moçambique.
Desde o seu arranque, no ano letivo 2013/2014, o Plano Nacional de Cinema (PNC) tem vindo a registar um crescimento significativo no número de alunos e escolas participantes. Tendo começado com um universo de menos de três mil alunos e 175 professores, em 35 escolas, no final do primeiro período de 2016/2017 chegava já a 29 353 mil alunos, 890 professores e 200 escolas.

De acordo com a tendência verificada em anos anteriores, prevê-se que até ao final do presente ano letivo a participação no projeto possa vir a ultrapassar os 30 mil alunos.

Para o presente ano letivo foram calendarizadas 62 sessões em salas de cinema – mais 33 que no ano anterior, com exibição de filmes maioritariamente portugueses, disponibilizados aos estabelecimentos de ensino no âmbito do PNC. No ano anterior, realizaram-se ainda 150 sessões em auditórios escolares, prevendo-se que no presente ano este número venha a registar um crescimento acentuado.

Atualmente, o PNC cobre todo o território nacional e conta ainda com a participação de escolas portuguesas em Timor-Leste e Moçambique. De acordo com os valores apurados no final do primeiro período deste ano, os distritos de Lisboa (4 938 alunos), Braga (3 367 alunos) e Porto (3 288 alunos) ocupam os três primeiros lugares da lista em número de alunos participantes.

O Plano Nacional de Cinema é um programa de literacia para o cinema junto do público escolar, de divulgação de obras cinematográficas de produção nacional, que tem como objetivos formar os públicos escolares de modo a garantir-lhes os instrumentos básicos de «leitura» e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando-lhes o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como valorizar o cinema enquanto arte junto das escolas e da restante comunidade educativa.

O projeto abrange alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.