PARIS HOMENAGEIA O CINEMA PORTUGUÊS, ATÉ 16 DE ABRIL

16/03/2017
Começou ontem a 12.ª edição do " L`EUROPE AUTOUR DE L`EUROPE - Festival de films européens de Paris" que vai homenagear o cinema nacional até dia 16 de abril

O L`EUROPE AUTOUR DE L`EUROPE — "A Europa em torno da Europa - Festival de filmes europeus de Paris" — vai homenagear o cinema português na capital francesa. Na programação constam filmes de Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Miguel Gomes, Sérgio Tréfaut, Teresa Villaverde, Maria de Medeiros e João Pedro Plácido.

Em competição para o Prix Présent, na categoria de filmes documentários há dois filmes portugueses SÃO JORGE, de Marco Martins, e TALVEZ DESERTO TALVEZ UNIVERSO", de Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman.

Dois anos após a sua morte, Manoel de Oliveira vai dominar a secção Homenagem aos Mestres, sendo projetados na Filmoteca do Quartier Latin os filmes ANIKI BOBÓ, O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA, SINGULARIDADES DE UMA RAPARIGA LOIRA, CRISTÓVÃO COLOMBO - O ENIGMA, O GEBO E A SOMBRA, VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES e o VELHO DO RESTELO.

A lista de filmes, na secção Homenagem ao Cinema Português, contará com a trilogia AS MIL E UMA NOITES, de Miguel Gomes, RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA e A COMÉDIA DE DEUS, ambos de João César Monteiro, CAPITÃES DE ABRIL, de Maria de Medeiros, TRÊS IRMÃOS, de Teresa Villaverde e VIAGEM A PORTUGAL, de Sérgio Tréfaut.

Na secção Théma, que aborda a problemática das migrações,  temática central da presente edição, será exibido o filme VOLTA À TERRA, de João Pedro Plácido.