Palmarés FEST 2018

25/06/2018
Já são conhecidos os vencedores da 14.ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que decorreu em Espinho, entre 18 e 25 de junho. O Lince de Ouro de Melhor Longa-metragem de Ficção foi entregue a LEMONADE, de Ioana Uricaru, e SAND AND BLOOD, de Angelika Spangel e Matthias Krepp, foi o grande vencedor na categoria de documentário.

LUPO, do português Pedro Lino, mereceu uma menção honrosa do júri da competição deste ano para o Lince de Ouro de Melhor Longa-metragem de Documentário, composto por Ravit Turjeman, Justin Jaeckle e Nelson Guerreiro. O documentário sobre a vida do realizador Rino Lupo, "extraordinário ícone da História do Cinema mudo em Portugal”, venceu também o Prémio do Público Cineuropa para longas-metragens.

O júri do lince de Ouro de Melhor Longa-metragem de Ficção, composto por Ángel Santos, Luís Galvão Teles e Nacy Bishop, distinguiu ainda duas obras nesta competição, com a atribuição de duas menções honrosas, uma a I'M NOT A WITCH, de Rungano Nyoni, e outra a WINTER BROTHERS, de Hlynur Palmason.

Na competição de Curtas-metragens, o Lince de Prata para melhor filme de Ficção foi para EXCUSE ME, I'M LOOKING FOR THE PING PONG ROOM AND MY GIRLFRIEND, de Bernhard Wenger, com uma menção honrosa para THE TREEHOUSE, de Juan Sebastián Quebrada. DUST, de Jabuk Radej, venceu o prémio de melhor Curta-metragem de Documentário e CONECTION, de Horizoe Garcia Miranda, mereceu uma menção honrosa nesta categoria. O Lince de Prata para melhor curta experimental foi entregue a HOME EXERCISES, de Sarah Friedland, e OH MOTHER!, de Paulina Ziolkowska, venceu na categoria de Animação, onde foi também atribuída uma menção honrosa a A CAT'S CONSCIOUSNESS, de Andrea Guizar.

O vencedor do Grande Prémio Nacional, entregue à Melhor Curta-metragem Portuguesa, foi ÁGUA MOLE, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires (Xá), tendo sido atribuídas duas menções honrosas, uma a FIDALGA, de Flávio Ferreira, e outra a UMA FORMIGA, de João Veloso.

SNAKE, de Titas Laucius, venceu o Prémio do Público Cineuropa na categoria de melhor curta-metragem e na competição NEXXT, dedicada a trabalhos de escola, o grande vencedor foi PARALLAXE, de Aline Magrez, tendo 212, de Boaz Frankel, recebido uma Menção Honrosa.

Os prémios do FESTinha, secção dedicada ao público infantil e com um júri composto por crianças e adolescentes de idades diferentes, foram entregues a ACHOO, de Lucas Boutrot, Élise Carret, Maoris Creantor, Pierre Hubert, Camille Lacroix, e Charlotte Perroux, na categoria de Sub6, FRUITS OF CLOUDS, de Katerina Karhánková, Prémio Sub12, e MALE MURALS, de Tadashi Nakamura, Prémio Sub16.

Além dos prémios atribuídos aos filmes em competição no Programa de Cinema do Festival, foram também já anunciados os vencedores do Pitching Forum, secção do festival que permite o financiamento e coprodução internacional de projetos cinematográficos, onde foram distinguidos nove filmes, nas categorias Documentário, Curta-metragem e Longa-metragem.
Conheça a lista completa dos vencedores do Pitching Fórum 2018.

O FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema contou com mais de 240 filmes na programação, dois quais mais de cem em competição nas diferentes secções.