OUTUBRO ACABOU PREMIADO NO FESTIVAL CÓRTEX

23/02/2016
Foi no dia 21 de fevereiro que o Córtex, o Festival de Curtas-Metragens de Sintra, premiou “Outubro Acabou”, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, como melhor filme da competição nacional.

"Um filme desarmante, íntimo, que nos faz acreditar ainda no cinema”. Foi assim que o júri do festival descreveu este filme num comunicado divulgado após a cerimónia de encerramento do festival que decorreu entre os dias 18 e 21 de fevereiro no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. O júri foi composto pelo editor de cinema João Braz, a atriz Joana Santos, a produtora de cinema Joana Ferreira, o diretor do IndieLisboa, Miguel Valverde, e Igor Mirkovic, diretor do Motovun Film Festival na Croácia.

Na competição internacional o destaque foi para "Svetlyachok” de Natasha Nazarova , justificado como sendo "uma viagem comovente e arrebatadora”.
O Prémio do Público foi para a curta de animação portuguesa "Pronto Era Assim” de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues. Na categoria destinada ao público juvenil, Mini-Cortex , os alunos da escola de Sintra elegeram "O Presente” de Jacob Frey como melhor filme. "Outubro Acabou” centra-se no universo da infância como um resgate da memória: "A infância pega no cinema pelas suas mãos para devolver as suas origens” e já tinha sido distinguido, no final de 2015, como melhor curta-metragem, na categoria Novos Rumos do Festival do Rio, o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro onde a estreia teve sala esgotada e uma grande aceitação por parte do público.

Em Portugal a estreia teve lugar no IndieLisboa em abril de 2015.

 

Galeria Multimédia