''O ORNITÓLOGO'' ESTREIA EM PORTUGAL

14/10/2016
''O Ornitólogo'' chega às salas de cinema Portuguesas na próxima quinta-feira, dia 20 de outubro, depois de ter já conquistado o Leopardo de melhor realizador em Locarno e de ter marcado presença em inúmeros festivais internacionais de cinema.

É já na próxima quinta-feira que os portugueses poderão assistir ao filme de produção nacional que tem dado bastante que falar a nível internacional. "O Ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues, chega às salas de cinema em Portugal pela mão da Nitrato Filmes. Portugal vai ser o primeiro país a inaugurar o circuito comercial do filme, que tem marcado presenças constantes em inúmeros festivais pelo mundo inteiro desde a sua estreia em Locarno, no mês de agosto.

O filme conta a estória de Fernando, um ornitólogo solitário, protagonizado por Paul Hamy. Ao descer o rio Douro em busca de cegonhas pretas, uma espécie ameaçada, é engolido pelos rápidos. Salvo das águas por duas chinesas em peregrinação a Santiago de Compostela, penetra numa floresta sombria e misteriosa numa tentativa de regressar até onde partiu. Mas, pouco a pouco, obstáculos e encontros inesperados colocam-no à prova, surpreendem-no, violentam-no, conduzindo-o a atos extremos que o vão transformar. Progressivamente, Fernando revela-se um novo homem: inspirado, múltiplo, e, finalmente, iluminado.

A longa-metragem, produzida pela Black Maria foi filmada entre agosto e novembro de 2015, pelo rio Douro e em Pádua. "O Ornitólogo” é também uma viagem ao passado do realizador que quando era uma criança queria ser ornitólogo. Recentemente a Strand Releasing adquiriu os direitos para o lançamento comercial do filme nos Estados Unidos.