O MUNDO À NOSSA VOLTA: CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE

31/05/2017
Filmes-ensaio realizados por crianças e jovens vão ser apresentados na Cinemateca Francesa, em Paris.

Vários jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, vão apresentar na sala Henri Langlois da Cinemateca Francesa, nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2017, os filmes-ensaio que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema em que participaram este ano.

Os alunos vão até Paris em representação de todos os que participaram no programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude, em escolas de Lisboa, Moita, Mértola e Serpa. Os jovens irão partilhar a sua experiência na realização dos filmes com centenas de outros participantes de França, Espanha, Itália, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Bulgária, Lituânia, Finlândia, Brasil, México, Argentina, Índia e República de Cuba.

Os cineastas e professores que orientaram este dispositivo ao longo do ano também estarão presentes e participarão no balanço anual deste programa pedagógico e na preparação do próximo ano letivo. Cerca de cinquenta filmes coletivos, entre os mais de cem filmes-ensaio realizados no âmbito deste projeto, vão estar em exibição na Cinemateca Francesa ao longo de três dias.

Este dispositivo pedagógico, que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal pela Associação Cultural Os Filhos de Lumière desde 2006, é realizado em parceria com a Cinemateca Francesa (coordenadora do programa geral), com a Cinemateca Portuguesa e integra "O Mundo à Nossa Volta" com o apoio do Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, das Câmaras Municipais de Mértola, SerpaLisboa e Moita, do ICA, dos Ministérios da Cultura e da Educação de França, do Instituto Camões e Embaixada de Portugal em França, e ainda das escolas e diversas entidades locais que participam no apoio às viagens dos participantes a Paris.