O “CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO” FOI RECONHECIDO PELA COMISSÃO NACIONAL PARA OS DIREITOS HUMANOS

O relatório anual da Comissão Nacional para os Direitos Humanos divulgou as boas práticas realizadas na área da cultura este ano, 2016. Uma das iniciativas do ICA foi reconhecida em matéria de Direitos Humanos.

O Instituto de Cinema e Audiovisual foi reconhecido pela iniciativa O Cinema Português em Movimento, como uma das três boas práticas que se destacaram na área da Cultura, em 2016, segundo a Comissão Nacional para os Direitos Humanos.

A seleção destas práticas assenta em fundamentos como: boa leitura de estratégia de difusão, promoção social e crescimento de parceiros, e ainda, a preocupação afetiva, que foi possível demonstrar nas redes sociais.

Quanto à promoção do cinema nacional destaca-se a disponibilização de acesso, in situ, àqueles que poderiam ficar excluídos dos circuitos cinematográficos, apresentando obras nacionais que valorizam o património natural e arquitetónico.

O conjunto de parceiros, associações e autarquias que foram angariados, para apoiar estas atividades culturais, foi reconhecido. Este é um trabalho que tem sido desenvolvido desde o ano 2013. Um último destaque vai para a vertente afetiva, com o registo e recolha de depoimentos, que puderam ser transmitidos nas redes sociais.