O ANIM FAZ 20 ANOS E HÁ COMEMORAÇÕES NA CINEMATECA

04/10/2016
O Arquivo Nacional de Imagens em Movimento comemora 20 anos e a Cinemateca Portuguesa vai ter dois ciclos de cinema, com 21 filmes.

É já este mês que começam as comemorações das duas décadas do ANIM. A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema terá uma programação com dois ciclos de cinema, que pretendem sublinhar a importância da preservação do património português e internacional, com 21 filmes do arquivo. A fundação do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento é "das datas mais importantes para a história da Cinemateca, para o cinema português e para o país”, segundo Rui Machado, subdiretor da Cinemateca.

Até dia 27 de outubro, o ciclo O Trabalho dos Arquivos irá apresentar 11 filmes, como "A Vida é um Jogo”, "A Paixão dos Fortes”, "A Ilha dos Amores” e ainda uma cópia de 35mm de "O Sétimo Selo”. O segundo ciclo denominado A Criação com os Arquivos irá conter essencialmente produções portuguesas, com documentários e episódios televisivos.

O ANIM surgiu com o objetivo de preservar, catalogar e centrar a coleção da Cinemateca, mantendo tudo num mesmo local. Atualmente existem cerca de cem mil materiais identificados, mas ainda existem muitas coleções por tratar. "O ANIM está a trabalhar para a comunidade, não está a trabalhar para si próprio”, diz Rui Machado.

Conheça toda a programação destas comemorações aqui.