NOYOLA. A PRIMEIRA LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO PORTUGUESA PARA ADULTOS

17/03/2016
Noyola é um projeto pioneiro na história do cinema em Portugal.

A 1ª longa metragem de animação portuguesa para adultos conta com 4 milhões de euros no orçamento, técnicas que combinam a animação e imagem real, e tem ambições internacionais.

Uma semana depois de terem estado no Cartoon Movie, em França, onde apresentaram o projeto a potenciais coprodutores, agentes e distribuidores, os realizadores José Miguel Ribeiro e Jorge António, em conjunto com o argumentista Virgílio Almeida revelaram o ambicioso projeto e o trabalho de preparação previamente feito no Festival Monstra, em Lisboa.

O filme é produzido pela Praça Filmes, com coprodução belga e angolana e tem 4 milhões de euros no orçamento, sendo que 1 milhão é proveniente do ICA.

O argumento de Noyola foi feito a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, que por sua vez deriva de um conto publicado nos anos 90 pelo primeiro, e fala-nos "sobre esperança, resistência e memória”. É um "journey movie” com uma protagonista que não é uma heroína clássica e que cruza 3 gerações de mulheres, com a Guerra Civil Angolana como pano de fundo.

Estima-se que a animação esteja pronta em 2019 e chegue às salas em 2020.