MONTANHA – ESTREIA COMERCIAL EM FRANÇA

05/05/2016
A longa-metragem 'Montanha', de João Salaviza, estreou ontem nos ecrãs franceses e está a ser exibida em 16 salas de cinema do país.

Realizada pelo português João Salaviza, "Montanha” é uma longa-metragem de ficção coproduzida pela Filmes do Tejo II e Les Films de l’Après-midi, com distribuição internacional a cargo da Pyramide Films.

A obra teve a sua estreia comercial no dia 4 de maio, em França, e já ganhou o reconhecimento da imprensa francesa, que a criticou muito positivamente:


Libération

"A intensa emoção contida nos eventos não irrompe directamente na vida de David. Não é na personagem que ela transparece, mas sim no plano, no filme. "Montanha” é cheio de emoção.” (Luc Chessel)

Le Monde

"Sem nunca esticar a corda do pathos (o que lhe dá, pelo contrario, uma aparência um tanto seca), é aí que "Montanha" vai buscar a sua força e relevância, ao tratar o crescimento não como um ganho de qualquer coisa mas como uma perda irreparável.” (Mathieu Macheret)

Positif

"Onde alguns vêem uma realização sombria e uma excessiva preocupação visual, que corre o risco de perder o espectador pelo caminho, outros (entre os quais me situo) defendem a exigência artística do jovem cineasta.” (Yannick Lemarié)

Les Inrockuptibles

"Montanha lembra-nos que o cinema também pode fazer o mesmo efeito que uma doença saborosa, lembra-nos que um filme pode criar uma dependência igualmente amarga e doce.” (Serge Kaganski)