MAIS CINEMA PARA O ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

29/08/2016
O Plano Nacional de Cinema vai continuar a levar o cinema português a escolas de todo o país. No próximo ano letivo, a ideia é chegar a 185 estabelecimentos escolares — mais 33 do que no ano anterior.

Aumentar a oferta de filmes, promover a curiosidade para o cinema português e mostrar os diferentes olhares sobre a cultura portuguesa são alguns dos objetivos do PNC para o ano letivo de 2016/2017.

À lista dos grandes clássicos que moldaram o cinema português — não podiam faltar as referências ao "Aniki-Bobó” de Manoel de Oliveira, nem a Fernando Lopes, Pedro Serrazina, José Miguel Ribeiro, Regina Pessoa, António Reis ou Margarida Gil — juntam-se agora a "Balada de um Batráquio” de Leonor Teles, "John From” de João Nicolau e ainda obras de Telmo Churro, João Rosas e Bruno de Almeida.

O PNC é uma iniciativa dos secretários de Estado da Cultura e do Ensino Básico e Secundário. Nos últimos meses escolares foram feitas 216 sessões de cinema, 70 das quais fora do ambiente de sala de aula. Para além de Lisboa, Porto, Viana do Castelo e de Évora, este ano também é a vez das escolas da Madeira e da Escola Portuguesa de Moçambique se juntarem à lista.

Pode ler a notícia completa na página da Educare.pt.