LEFFEST 2018

16/11/2018
A edição de 2018 do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST) começa hoje, com a exibição de OS IRMÃOS SISTERS, de Jacques Audiard, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e de SHOPLIFTERS – UMA FAMÍLIA DE PEQUENOS LADRÕES, de Hirokazu Koreeda, no Cinema Monumental, em Lisboa.
O realizador português João Botelho é um dos homenageados desta edição, que fará "a mais completa retrospetiva da sua obra, até à data, a primeira em Portugal - acompanhada de um catálogo”. Outros homenageados do Festival são Darezhan Omirbayev, Walter Salles e Mario Martone, havendo ainda lugar para retrospetivas dos trabalhos de Mike Leigh e Paul Schrader, bem como uma Programa Multidisciplinar dedicado a David Linch.

Em estreia nacional, será exibido o filme CAMINHOS MAGNÉTYKOS (Portugal, Brasil), de Edgar Pêra, inspirado na obra de Branquinho da Fonseca, e em estreia mundial AINDA TENHO UM SONHO OU DOIS - A HISTÓRIA DOS POP DELL’ARTE (Portugal), de Nuno Duarte e Nuno Galopim. As obras serão exibidas na secção Sessões Especiais, que conta ainda com SELVAGENS (FRANÇA, PORTUGAL), de Wild Dennis Berry.

O início do Festival é assinalado com a Gala de Abertura, que decorre no Palácio de Queluz, e onde estarão presentes, entre outros convidados nacionais e internacionais, o realizador Jacques Audiard, João Botelho, a quem o festival dedica uma homenagem, Walter Salles, também homenageado nesta edição do festival e membro do Júri da Competição, a cantora e actriz Chrysta Bell, colaboradora de longa data de David Lynch, o fotógrafo Sandro Miller, os realizadores Júlio Bressane e Richard Billingham, com filmes em Competição, o realizador Mariano Llinás, o pianista e maestro Stephen Kovacevich e o escritor Jonathan Littell.

Na secção competitiva constam, nesta edição, onze filmes, sendo a secção não competitiva composta por um total de 18 obras.

O Lisbon & Sintra Film Festival decorre entre 16 e 25 de novembro, em Lisboa e Sintra.