JOÃO PEDRO RODRIGUES RECEBE PRÉMIO DE HONRA, EM BILBAU

23/02/2017
O festival de cinema LGBT de Bilbau, Zinegoak, começou ontem com a entrega de um prémio de honra ao cineasta português João Pedro Rodrigues. Este evento está a decorrer até 5 de março.

João Pedro Rodrigues recebeu mais um prémio, desta vez o de honra no Festival Zinegoak. Autor de cinco filmes, todos competiram na seção oficial de Cannes, Veneza e Locarno. Neste último festival foi onde conquistou o último galardão, o de melhor diretor, com o filme O ORNITÓLOGO.

A organização justifica a entrega deste prémio como sendo "hora deste reconhecimento”, em Zinegoak, "depois de ter participado duas vezes na categoria oficial sem ser concedido”, disse o chefe da programação do evento Bilbau, Roberto Caston.

O realizador de O ORNITÓLOGO, explicou aos jornalistas que pretende fazer filmes arriscados, mas tenta que em cada uma das suas obras tenham uma "linguagem pessoal".

A 14ª edição de Zinegoak Festival decorre nas próximas duas semanas com estreias mundiais, entrega de prémios e projeções de filmes que pode consultar no programa do festival.  Algumas destas obras, que vão estar em Bilbau, já foram apresentadas noutros festivais como Cannes, Sundance, Festival de San Sebastian ou Berlianle.