ICA APRESENTA INCENTIVO FISCAL À PRODUÇÃO, NA BERLINALE

07/02/2017
No próximo dia 11 de fevereiro, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) aproveita a Berlinale para apresentar à comunidade cinematográfica internacional o novo incentivo fiscal à produção, a poucas semanas da entrada em vigor.
O incentivo fiscal à produção cinematográfica, previsto na Lei do Orçamento do Estado de 2016 e estabelecido por decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros a 15 de Dezembro de 2016,é apresentado aos produtores de todo o mundo durante a Berlinale, pelo ICA. O incentivo oferece um crédito fiscal reembolsável no valor de 20% a 25% das despesas de produção em Portugal, em função das características do projeto. Portugal era até agora um dos já raros países que não oferecia um incentivo destinado a fixar ou atrair produções, e este será um reforço crucial da competitividade de Portugal enquanto local e parceiro de produção cinematográfica.

O incentivo agora lançado aplica-se a obras cinematográficas de longa-metragem, de ficção, documentário ou animação, que realizem em Portugal despesa de produção igual ou superior a 1 milhão de euros. Podem beneficiar as produções nacionais, coproduções oficiais, coproduções de facto e filmes estrangeiros (produção executiva/serviços).