“HOTEL IMPÉRIO” É O NOVO FILME DE IVO FERREIRA QUE COLOCA MACAU EM DESTAQUE NO ECRÃ

26/12/2016
O filme “Hotel Império”, de Ivo Ferreira, é a primeira co-produção entre Portugal e a República Popular da China assente num contrato de co-produção.
"Hotel Império", uma obra que bebe muito da cultura de Macau, conta a estória de uma portuguesa nascida na cidade - interpretada por Margarida Vila Nova - que, juntamente com outras pessoas, vive num antigo hotel de Macau, em vias de ser destruído para dar lugar a um edifício moderno.  Além do hotel, outro edifício icónico de Macau terá protagonismo no filme: o casino flutuante, um dos mais antigos da cidade.

O filme, apresentado no I Festival Internacional de Cinema de Macau, tem como pano de fundo um tema recorrente e muito presente na vida da cidade: a mudança acelerada do espaço, impulsionada pelo desenvolvimento económico.

O produtor maioritário é a empresa portuguesa "O Som e a Fúria” e Luís Urbano, da produtora, acredita que o futuro do cinema passa por este tipo de parcerias: "a ideia de se estabelecer aqui uma ‘hub’, uma plataforma como ponto de encontro entre Oriente e Ocidente é extraordinariamente importante. O facto de ser Macau, para nós portugueses, é absolutamente estratégico”. Lin Nan, co-produtor chinês, quer mais co-produções entre os dois países, usando Macau como ponto de ligação.

 O filme estará pronto em 2017 e a ambição é levá-lo até um festival de classe A.