“FOI O FIO” DE PATRÍCIA FIGUEIREDO PREMIADO NO FESTIVAL AJAYU NO PERU

11/11/2016
O filme de animação já conta com 10 distinções e muitas participações em todo o mundo.

"Foi o Fio” é o filme de estreia de Patrícia Figueiredo e foi realizado no estúdio de cinema de animação do Cine-Clube de Avanca, com produção Filmógrafo, participação do MIA do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e apoio financeiro do ICA, com cofinanciamento da RTP.

O filme de animação conta-nos a história de 3 mulheres: uma mulher novelo, uma velha mulher que passa os dias a olhar pela janela e uma vendedora de roupa caída dos estendais. Unidas por um fio, conduzem as ações de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.

"Foi o Fio” estreou-se no Festival AVANCA 2014 onde recebeu uma Menção Especial de Animação, tendo posteriormente sido distinguido no CINANIMA; no CORTEX 2015; no XIV SÉVIDEO; no Monstronale, na Alemanha; no PORTO7; no 24.DIVERSINE, no Uruguai; no "Tindirindis", na Lituânia; no festival de Odemira e esteve ainda nomeado para os Prémios SOPHIA 2015.

O filme foi agora distinguido no Ajayu, Festival Internacional de curtas-metragens animadas no Peru, que decorreu de 2 a 5 de novembro em Puno. "Foi o Fio” ganhou o prémio de Melhor Filme de Animação de Diplomados.