FILMES PORTUGUESES NA VIENNALE

12/10/2017
O Vienna International Film Festival decorre de 19 de outubro a 2 de novembro, na Áustria, e conta com seis produções ou coproduções portuguesas no programa.

O Festival de Cinema Viennale decorre todos os anos, com início no mês de outubro, e tem lugar nos cinemas do centro histórico da cidade de Viena. Em exibição estarão filmes originários de todo o mundo, onde se incluem documentários, curtas-metragens e trabalhos experimentais.

Os prémios para as obras vencedoras são o Vienna Film Award (repartido nas categorias de "Feature Film” e "Documentary”), o FIPRESCI, da Associação Internacional de Críticos de cinema, o Standard Readers Jury Award, do jornal DER STANDARD, e o Mehrwert-Filmpreis Erste Bank, atribuído por um dos principais patrocínios do festival - o Erste Bank.

Confira as obras portuguesas presentes, bem como as respetivas secções, horários e locais de exibição:

FICÇÃO
20 de outubro - 11:30H - Urania
A FÁBRICA DE NADA, de Pedro Pinho.

20 de outubro - 21:00H - Urania
MILLA, de Valerie Massadian (França, Portugal).

26 de outubro - 00:00H - Metro, Eric Pleskow Saal
RAMIRO, de Manuel Mozos.

CURTAS-METRAGENS
28 de outubro - 00:45H - Metro, Eric Pleskow Saal
FARPÕES, BALDIOS, de Marta Mateus.

TRIBUTO A HANS HURCH

A Viennale convidou diversas personalidades a selecionarem obras para figurarem numa homenagem a Hans Hurch. Neste âmbito,  Luís Urbano e Manuel Mozos escolheram incluir na programação deste tributo o filme VAI-E-VEM, de João César Monteiro, e o spot promocional da Viennale de 2014, intitulado CHAFARIZ DAS VIRTUDES, feito por Manoel de Oliveira a pedido da direção do festival desse ano. A exibição destas duas obras acontece no dia 26 de outubro:

26 de outubro - 17:00H - Stadtkino im Künstlerhaus
VAI-E-VEM, de João César Monteiro.

26 de outubro - 18:00H - Stadtkino im Künstlerhaus
CHAFARIZ DAS VIRTUDES, de Manoel de Oliveira.

Destaque, igualmente, para a presença dos realizadores portugueses Marta Mateus e Manuel Mozos na lista de convidados, que participarão no festival juntamente com os filmes de sua autoria.

Paralelamente, a nova edição do festival conta ainda com concertos, conversas, festas, apresentações de livros e discussões, perfazendo a programação eclética a que o evento tem habituado os seus visitantes.

Acompanhe todas as novidades do Viennale na página de Facebook