Filmes portugueses em destaque na Festa do Cinema 2018

22/10/2018
A produção nacional vai ter especial destaque na edição de 2018 da Festa do Cinema, com PEDRO E INÊS, de António Ferreira, em estreia nacional, e com algumas sessões especiais, nomeadamente em Bragança, o único distrito do país sem sessões regulares de cinema. A edição da Festa do Cinema conta com 10 mil sessões de cinema, com bilhetes a 2,5€ em todas as salas do país.

PEDRO E INÊS, de António Ferreira, que teve a sua estreia nacional a 18 de outubro, é um dos filmes portugueses em destaque na programação deste ano da Festa do Cinema.

Esta edição conta ainda com uma programação especial, onde se inclui a exibição de diversos filmes nacionais em espaços onde habitualmente não existem sessões de cinema. Em Mirandela, cidade do distrito de Bragança, no Auditório Municipal, vão ser exibidos três filmes portugueses: SOLDADO MILHÕES, de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, é exibido no dia 22 de outubro; LEVIANO, de Justin Amorim, passa no dia 23; e a 24 de outubro, é exibido O FIM DA INOCÊNCIA, de Joaquim Leitão.

Os filmes SOLDADO MILHÕES e O FIM DA INOCÊNCIA vão também ser exibidos no Auditório Municipal de Sesimbra, nos dois primeiros dias da Festa do Cinema 2018, onde passa ainda, a 24 de outubro, o filme GELO, de Luís Galvão Teles e Gonçalo Galvão Teles. Serão ainda as exibidas curta-metragens portuguesas, ESPELHO MEU, com Cláudia Semedo, Rodrigo Soares e Catarina Lima, e TU com Catrina Lima, Gonçalo Cabral e narração de Afonso Pimentel, ambas do realizador Hugo Pinto.

No Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, o cartaz inclui três filmes internacionais: JOHNNY ENGLISH VOLTA A ATACAR, O QUE DE VERDADE IMPORTA, e O MISTÉRIO DA CASA DO RELÓGIO, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, respetivamente.

Nestes três locais, todas as sessões estão marcadas para as 21h30.

O Centro Multimeios de Espinho junta-se à Festa do Cinema com uma exibição especial de OPERATION SHOCK AND AWE, drama biográfico realizado por Rob Reiner, às 16h30 do dia 24 de outubro.

Em Évora, o Auditório Soror Mariana recebe o drama COLUMBUS, realizado por Kogonada, em sessões marcadas para as 18h00 e as 21h30 de 24 de outubro.

A Festa do Cinema visa promover o envolvimento do público com o ato cultural de assistência cinematográfica em sala, uma prática social por excelência que se pretende desenvolver e que venha, cada vez mais, a crescer no mercado nacional.
A iniciativa é promovida pela APEC – Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa das Obras Audiovisuais e GEDIPE - Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais.

Para mais informações sobre a Festa do Cinema 2018 consulte o site oficial da iniciativa.