FESTIVAL DE CINEMA LUSO BRASILEIRO

07/12/2015
Em Santa Maria da Feira, entre 6 e 13 de dezembro
A 19ª edição do Festival de Cinema Luso Brasileiro decorre no Auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
Organizado pelo Cineclube da Feira, este festival proporciona o convívio e intercâmbio entre cineastas e cinéfilos portugueses e brasileiros.
João Nicolau será o realizador em foco, através da exibição de um programa constituído pelas suas quatro curtas: "Rapace", "Canção de Amor e Saúde", "O Dom das Lágrimas" e "Gambozinos", acrescido da sua primeira longa "A Espada e a Rosa" e sendo completado pelo filme "John From" que integra a seleção oficial.
Destacam-se o novo filme de Gabriel Mascaro, "Boi Néon", exibido no festivais do Rio, "Ornamento e Crime, film noir  de Rodrigo Areias, "Love Film Festival", de Manuela Dias , projeto ambicioso cuja rodagem aconteceu há seis anos também pelo Festival Luso-Brasileiro e "Jia Zhang-ke - Um Homem de Fenyang", olhar documental de Walter Salles sobre o mais aclamado dos realizadores chineses, e que será apresentado por Walter Salles, que se desloca ao festival.
A programação integra ainda a competição de curtas metragens, a secção Brasil Musical e Sessões Especiais.