FANTASPORTO ENCERRA A COMPETIÇÃO COM 4 PRÉMIOS A FILMES PORTUGUESES

07/03/2016
Chegou ontem ao fim a 36ª edição do Fantasporto com "O Quarto em Lisboa" a ganhar o prémio de Melhor Filme Português e o polaco "The Lure" a arrecadar o grande prémio do festival.

Este ano o Fantasporto atribuiu 4 prémios a filmes portugueses: Quarto em Lisboa, do jovem realizador Francisco Carvalho, ganhou o prémio de Melhor Filme Português na competição. Filme que nos retrata a estranha relação de Maria, uma mulher solitária que de repente decide arrendar o quarto da sua casa a uma jovem.
Do festival saíram ainda 2 distinções para o ensino do cinema em Portugal com a ESMAE a ganhar o prémio de Melhor Escola de Cinema Portuguesa 2016 e a UTAD a ganhar a Menção Especial do Júri para Escola em Criatividade com o filme Cinema Dom Dinis de Tiago Basílio, Tiago Fonseca e Tiago Costa.
A Nicolau Breyner foi atribuído o Prémio Carreira, prémio com que foi igualmente distinguido o realizador macedónio Milcho Manchevski.

O prémio máximo do festival foi para o filme The Lure da realizadora Agnieszka Smoczynska, com a distinção de Melhor Filme da Competição, galardão que acumula com o de Melhor Realizador e Melhores Efeitos Especiais. Este musical descrito como "um conto de fadas adulto” já tinha ganho o Prémio Especial do Júri no último Festival de Sundance nos EUA.