EXPOSIÇÃO DE CARTAZES DO CINEMA PORTUGUÊS POR LISBOA

06/10/2016
De 20 de outubro a 30 de novembro irá decorrer a 1ª exposição organizada pela Academia Portuguesa de Cinema.

Em parceria com o ICA e com a Cinemateca, a Academia desafia os amantes do cinema a fazer uma viagem pelos cartazes do cinema que pode facilmente ser feita a pé. Esta pequena viagem começa na Cinemateca, onde estará uma exposição dedicada ao cinema mudo e a Manoel de Oliveira. Depois, na Sociedade Nacional de Belas Artes encontra-se a maior quantidade de cartazes — desde o ano de 1940 a 2000. No Hotel Tivoli Lisboa encontrar-se-á um núcleo dedicado a José Fonseca e Costa.

Diz o presidente da academia, Paulo Trancoso, que "o objetivo desta exposição é reconhecer não só o mérito dos cineastas que marcaram o cinema português do século passado, (…) como também de ilustres designers gráficos que, através dos cartazes de cinema, nos deixaram verdadeiras obras de arte, que são um retrato fidedigno de diferentes épocas da cultura portuguesa”.

A Academia Portuguesa de Cinema foi fundada em 2011 e tem como principal missão aproximar o cinema português do grande público e ainda promovê-lo internacionalmente. Em 2012 criou os Prémios Sophia para dar corpo ao seu principal objetivo: fomentar a criatividade e melhorar as competências dos profissionais de cinema.