EUROPEAN FILM PROMOTION COMEMORA 20 ANOS

12/01/2017
Nasceu em 1997 para divulgar, promover e comercializar o cinema europeu. Entretanto já passaram duas décadas e há uma história para contar, onde o ICA entra neste enredo.

A European Film Promotion (EFP) surgiu da necessidade de promover o filme europeu como marca global. A Associação convidou e convenceu vários outros  países a aderir e hoje são 37 os seus representantes.

Aconteceu durante a Berlinale de 97 e contou com o apoio financeiro do Programa Media da Comissão Europeia. A sede foi criada em Hamburgo, local concedido pelo ministro alemão de Estado da Cultura e da Comunicação Social e do Ministério da Cultura da Cidade de Hamburgo.

A EFP abriu portas para o networking entre atores e diretores (Shooting Stars), estimulando a experiência diversificada do número crescente de membros. Com o apoio financeiro do Programa MEDIA da UE, os agentes recebem financiamento para a promoção e comercialização de filmes individuais em festivais e mercados selecionados de filmes não europeus, por exemplo American Film Market, Toronto, Busan, Buenos Aires, entre outros que poderá consultar no site da EFP.

O 20º aniversário da EFP marca outra mudança muito importante para a organização: Renate Rose, Managing Director da EFP,uma das principais responsáveis do projeto, vai aposentar-se em março. Será sucedida por Sonja Heinen, cuja experiência profissional como Diretora do Berlinale Co-Production Market e responsável do Programa World Cinema Fund, sediado em Berlim, a qualificam para este novo desafio profissional.

Saiba mais sobre a história da EFP e dos projetos para este ano no site da  European Film Promotion