Encontro Cinema e Educação

18/04/2017
A Associação Os Filhos de Lumiére e a Cinemateca Portuguesa promovem, entre 20 e 22 de abril, um Ciclo dedicado às múltiplas vertentes da relação entre o Cinema e a Educação.

No Ciclo "Encontro Cinema e Educação”, autores e investigadores de várias áreas são convidados a levantar questões e a debater a relação entre cinema e educação, com o objetivo de trabalhar o cinema como um dos contributos possíveis para rasgar as fronteiras mais convencionais da experiência educativa, ao mesmo tempo que se trabalha a experiência educativa como área exploratória de novos caminhos cinematográficos.

Durante os três dias do Encontro convidados e participantes reúnem em torno de três painéis: Pedagogia, artes, cinema: interessar a escola/transformar a escola; Estudos de caso: projectos nacionais e transnacionais/A sensibilização ao cinema dentro e fora da escola; e a utilização do cinema no seio do sistema escolar: o ponto de vista dos professores.

Na abertura do Encontro, a 20 de abril, é apresentado o filme RÉVOLUTION-ÉCOLE 1918-1939, com a presença da realizadora Joanna Grudzinska, seguido de debate, e, no dia 21 de abril, é exibido o filme A PROFESSORA DA ALDEIA, de Mark Donskoy.

Coincidindo com as comemorações dos 10 anos da Cinemateca Júnior, este encontro surge num contexto em que volta a ser discutida a relação entre a educação e as artes, em que vários novos projetos sobre a iniciação ao cinema percorrem a Europa e têm eco no nosso país (CinED, Moving Cinema, Cinéma cent ans de jeunesse), e em que está em desenvolvimento mais uma iniciativa governamental em que se procura a inserção do cinema nos percursos escolares (o Plano Nacional de Cinema).

Ainda no contexto do encontro, a associação Os Filhos de Lumière dinamiza, entre 20 e 29 de Abril, um curso de sensibilização ao cinema, para professores, monitores e outros interessados.

O encontro tem entrada livre, com excepção das sessões de projecção dos filmes.

Mais informações:
www.cinemateca.pt
www.osfilhosdelumiere.com