ELDORADO XXI VENCE 3ª EDIÇÃO DO PORTO/POST/DOC

05/12/2016
O documentário ELDORADO XXI, de Salomé Lamas, foi o vencedor do Grande Prémio do Festival Porto/Post/Doc.
Esta foi a primeira vez que o Festival Porto/Post/Doc atribuiu o prémio máximo a um filme português. O documentário ELDORADO XXI, o grande vencedor, é a segunda longa-metragem da realizadora Salomé Lamas.

O júri mostrou-se "impressionado com a articulação da imagem com o coral de vozes dos que não são ouvidos”. Considerou o documentário "arriscado” por "corajosamente abordar o tema reprimido e invisível” dos mineiros de La Riconda, no Perú.

O grupo de jurados foi constituído por Cornelia Lund, Isabel Capeloa, pela realizadora Leonor Teles e por Joana Pimenta, artista visual.

Nesta edição houve mais dois filmes portugueses premiados. AMA-SAN, de Cláudia Varejão, recebeu o "Prémio Teenage”, atribuído por um júri de jovens estudantes de escolas do Grande Porto. Na categoria "School Trip”, para filmes universitários, foi distinguido o filme VANDOMA, de Bernardo Bordalo, Bruno Lança e Rui Oliveira da Universidade Católica Portuguesa.

Foi ainda atribuída uma "Menção Honrosa” ao filme LES SAUTEURS, realizado por Estephan Wagner, Moritz Siebert e Abou Bakar Sibidé. Recebeu também o "Prémio Biberstein Gusmão”, destinado a autores emergentes com menos de 36 anos.

A próxima edição do Porto/Post/Doc, já está agendada e decorre de 29 de novembro a 03 de dezembro, com direção de Dario Oliveira, Daniel Ribas e Sérgio Gomes.