EDP CRIA BOLSA E CHAMA-LHE ´MANOEL DE OLIVEIRA´

23/05/2016
EDP atribui bolsa de estudos de 50.000€ a estudantes de cinema ou artes audiovisuais. Candidaturas até 18 de julho.

Estudantes de cinema e audiovisual, em Portugal ou no estrangeiro, podem candidatar-se, até dia 18 de julho, à Bolsa EDP Manoel de Oliveira.

Os candidatos precisam apenas de estar a frequentar a licenciatura ou mestrado nas áreas do cinema ou artes audiovisuais (em Portugal ou no estrangeiro), terem nacionalidade portuguesa e terem um filme da sua autoria (de ficção ou documental) com duração máxima de 6 minutos.

O valor da bolsa destina-se ao financiamento de custos relativos a cursos de formação e especialização na área do cinema, produção, direção ou realização. A EDP afirmou, em comunicado, que esta comparticipação pretende contribuir para "a qualificação dos jovens cineastas e, desejavelmente, desenvolver talentos que possam perpetuar a projeção nacional e internacional conquistada por Manoel de Oliveira para o cinema português”.

A EDP refere que, de entre as várias candidaturas submetidas, "será dado especial interesse aos filmes que prossigam o estilo neorrealista, designadamente que utilizem cenários reais e atores não profissionais, aproximando-se assim do universo estilístico de Manoel de Oliveira.”

As candidaturas podem ser feitas até 18 de julho, através do email bolsaedpmo@edp.pt, para onde os interessados deverão enviar uma cópia do documento de identificação e um link do vídeo da sua autoria.

Para mais informações, consulte o regulamento de atribuição da bolsa.