DOIS DOCUMENTÁRIOS PORTUGUESES EM COMPETIÇÂO NO CINÉMA DU RÉEL

18/02/2016
Os documentários "Fora da Vida", de Filipa Reis e João Miller Guerra, e "No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos", de Cláudia Varejão, integram secções competitivas do Festival Cinéma du Réel, a decorrer entre 18 e 27 de março de 2016

O festival francês Cinéma du Réel anunciou as obras que integram a programação das secções competitivas da sua 37ª edição, a decorrer em Paris no Centro Georges Pompidou, entre 18 e 27 de março de 2016.
Entre os 41 documentários em competição, 2 são de autoria portuguesa.
"No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos", de Cláudia Varejão, é um documentário que acompanha a Companhia Nacional de Bailado e o trabalho dos bailarinos durante um ano inteiro, e o seu título é proveniente de um poema de Adília Lopes. Irá competir na secção de Primeiras Obras.. 
 Por sua vez, o documentário "Fora da Vida", de Filipa Reis e João Miller Guerra, faz parte da Competição Internacional de Curtas Metragens. Nasceu de um projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre o salário mínimo nacional e foi distinguido no Indielisboa 2015 com o Prémio de Melhor Curta Metragem Portuguesa.