DOCLISBOA SELECIONADO PELA AMPAS PARA A PRÉ-NOMEAÇÃO DE CANDIDATOS AOS OSCARES®

05/03/2016
Na 14ª edição do festival, o vencedor do prémio da nova competição, transversal às competições portuguesa e internacional, para filmes até 40 minutos, será automaticamente pré-nomeado para o Óscar de Melhor Documentário de curta-metragem.
O Doclisboa - Festival Internacional de Cinema foi seleccionado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences para a pré-nomeação de candidatos aos ÓSCARES®, tonando-se o único festival nacional que faz parte da rede festivais qualificados pela Academia.

O Doclisboa – Festival Internacional de Cinema foi seleccionado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences para a pré-nomeação de candidatos aos ÓSCARES®, tonando-se o único festival nacional que faz parte da rede festivais qualificados pela Academia.

O Doclisboa foi também convidado a colaborar com a European Film Academy (EFA) na indicação de filmes candidatos à nomeação para os European Film Awards, na categoria de Documentário Europeu. O Festival passa, assim, a fazer parte da lista de festivais de referência da EFA, e irá todos os anos recomendar 3 filmes à Academia para concurso a esta nomeação. Para além disso, filmes com uma duração superior a 70 minutos com estreia mundial no Doclisboa, cujo realizador seja europeu, poderão concorrer às nomeações.

Estas duas colaborações reflectem o reconhecimento internacional da qualidade e do prestígio do Doclisboa, cuja 14ª edição decorrerá em Lisboa de 20 a 30 de Outubro.

Site DocLisboa