CURTAS VILA DO CONDE: E OS VENCEDORES SÃO...

18/07/2016
O Curtas Vila do Conde fechou mais uma edição. Na lista de premiados, destaque para “António, Lindo António”, de Ana Maria Gomes, na competição nacional e “From The Diary of a Wedding Photographer”, na categoria internacional.

A 24ª edição do Curtas de Vila do Conde — Festival Internacional de Cinema fechou ontem as suas cortinas e distinguiu, no Grande Prémio DCN Beers da Competição Internacional, "From The Diary of a Wedding Photographer” do israelita Nadav Lapid.

Ainda na competição internacional, "Limbo” de Konstantin Kotzamani venceu o Prémio Ficção, sendo que no Prémio Documentário "Manoel de Oliveira”, o vencedor foi "Notes From Sometime, Later Maybe” de Roger Gómez e Dani Resines. "Decorado”, de Alberto Vasquez ficou com o Prémio de Melhor Animação e o Prémio do Público Nieeport. "Home”, de Daniel Mulloy, foi considerada a Melhor Curta-Metragem Europeia, que inclui a nomeação para os Prémios do Cinema Europeu organizados anualmente pela European Film Academy.

Na competição nacional, destaque para "António, Lindo António”, de Ana Maria Gomes, que arrecadou o Prémio BPI + Pixel Burker para Melhor Filme e Prémio do Público SPA. O Prémio Blit, para Melhor Realizador, foi entregue a Gabriel Abrantes pela ficção "A Brief History of Princess X”.

O Curtas Vila do Conde contou ainda com a competição experimental, em que "Bending To Earth”, de Rosa Barba foi o grande vencedor.

O júri Curtinhas, composto por um grupo de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, atribuiu o Prémio MAR Shopping à animação "Moom”, da autoria de Robert Kondo e Daisuke "Dice” Tsutsumi. Já na competição Take One! dedicada a filmes de escolha, o premiado foi a animação "Pronto, Era Assim”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues. Na competição de vídeos musicais, "Villa Soledade”, dos Sensible Soccers, realizado por Laetitia Morais arrecadou o galardão.

A lista de premiados e os detalhes das obras vencedoras podem ser encontradas aqui.